quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

TRANSPORTE


Catarse:sf (gr kátharsis) 1 Purgação. 2 Purificação. 3 Psicol e Med Método de purificação mental que consiste em revocar à consciência os estados afetivos recalcados, para aliviar o doente dos desarranjos físicos e mentais oriundos do recalcamento.
Tudo o que fazemos será uma catarse? Será que cada linha de texto, poesia, frase, não esconde em si uma pseudo-explicação para a loucura que paira em nosso interno?
Meu nome é catarse. Vivo em constante desvio de rota para expurgar sentimentos daninhos que possam, remotamente, abduzir minha alma. Falo de amor, de dor, de erros, de acertos, de sentimentos contidos, de sentimentos extrapolados, de raivas, confusões, dramas, risos, gargalhadas até. Falo de mim. Uma mistura inconseqüentemente divina de tudo o que é emoção da face da terra. E do universo, talvez.
Talvez, só talvez, eu possa dizer que num momento me desvencilhei das catarses e aprimorei meu senso critico. Mas será que até mesmo nele não estava minha purgação? Falar de política, amigos, cotidiano, amores, beleza... Cada qual contém em si sua forma de transmutação. Um pedaço cru da gente, inserido no preenchimento das letras escritas e faladas. Até quando se rebusca a fala, quando se mente na escrita, ali está o que somos. O que sou de fato.
Vamos assumir nossos dramas! Porque não expurgar o tempo todo o que temos de ruim e rejuvelhecer?
Cada silencio, palavra dita e escrita, cada remoto movimento está lá nossa forma de mudança, nossa necessidade de ser outra pessoa, melhor, diferente, menos enjoada, menos conflitante, menos de menos... muito mais, como se não fossemos muita coisa. A busca do personagem perfeito, sem entender que somos todos eles, um pouco de cada um que criamos para nos esconder de si mesmos.
Eu não sei na verdade quem eu sou... ou será que temos medo é de admitir isso?
Eu não tenho não... eu faço catarses...

Nenhum comentário: